terça-feira, maio 08, 2007

Companhas cor de(a) rosa

Fico sempre estupefacta quando em época de vacas magras, para todas e para todos, se gasta tanto dinheiro em campanhas que, pondo as coisas de um modo simpático, não ajudam a alterar a ponta de um corno. A constatação deste facto prova, pelo menos, duas coisas:

a) Como sou ingénua e as vacas magras são só para o rebanho;
b) A facilidade com que se desdramatizam situações que deveriam ser tratadas com menos subtileza na mensagem ou, caso se deseje ser subtil, que o resultado final fosse, no mínimo, demostrativo de algum esforço intelectual.

Dito isto, alguém se lembra da última campanha (2006/2007) contra a violência doméstica? Se sim, como é que conseguiram reter tal coisa na memória? Não deve ter sido pelo spot televisivo nem pela escassa visibilidade dos cartazes produzidos... Se calhar lembram-se do actor,carinha laroca muito em voga em diferentes novelas de diferentes canais. Ora vejam lá a representação gráfica de uma campanha que não serviu para nada.




Hummm... pelo menos o fundo é vermelho, sempre pensamos na porrada que tantas desgraçadas apanham. De resto, é um cartaz perfeitamente banal, sem ponta de originalidade, incapaz de agarrar as pessoas e captar a sua atenção. Vejamos agora um cartaz da Amnistia Internacional, Secção Francesa, no âmbito da sua campanha contra a violência doméstica.



Uma sombra azul e o texto "Le seule bleu tolérable sur la visage d'une femme". Subtil o suficiente, sem recurso a qualquer elemento-choque, inteligente. Toda a gente percebe o significado simbólico daquela cor a não ser que seja completamente idiota, mas talvez os idiotas não tenham culpa de o ser. Gosto mas há melhor, exemplos mais (ou menos!) subtis e extremamente bem conseguidos, que com toda a certeza servem de forma brilhante esta causa. O assunto é demasiado sério para campanhas light bem "lavadinhas".

Seguem-se três exemplos (três spots) em baixo: o primeiro é da UNIFEM Australia e os restantes são também da Amnistia Internacional.









Eh pá, acho que depois disto "não se cale, denuncie" ou "não insulte, não humilhe" tem um impacto do caraças, não é? Ufa, até preciso de um momento de reflexão. Com licença, vou à casa-de-banho.

P.S.- Se quiserem ter acesso a mais campanhas sobre este tema, entre outros, podem fazê-lo aqui.

3 comentários:

Tiago disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago disse...

Não tens que agradecer ;) é a naturalidade da "blogomania", vemos uns quantos blogs, tem temas interessantes, comentamos tentando acrescentar algo ao assunto...de qualquer maneira, e contradizendo-me, agradeço a tua visita.

Em relação ao House M.D, e como fã incondicional de cinema(grande ecrã/pequeno ecrã) não poderia deixar de adorar a extraordinária interpretação/representação do Hugh Laurie...;)


A publicidade tuga é no mínimo manhosa, chama a atenção com aquele vermelho todo, depois colocam a cara daquele "zé roberto" ...quase nem ligo ao tema do cartaz, ligo mais ao aspecto horrivel de tal cartaz...

Deficiência actual em Portugal, tanto ao nível publicitário no geral como em campanhas desse género...tanto tentam chamar a atenção que quase se esquecem do objectivo principal...:S

Desculpa o tamanho do post...

smallworld disse...

Postasti! Postasti! Pois, realmente eh bem vergonhoso... Qual foi a ideia de meterem aquele gajo no cartaz?... Ele eh suposto ser vitima de violencia domestica ou que?... Ainda se fosse aqui na Holanda, onde as mulheres sao do tamanho de dois homens... Na realidade ha mesmo uma associacao para os maridos mal-tratados aqui. :S Simpaticas, as femmes holandesas...